[CONSULTORIA] AS 5 CARACTERÍSTICAS QUE TODA EMPREENDEDORA DEVE TER

A CEO da marca Sétima Essência – Básico, revela as 5 características que toda empreendedora deve ter para ser bem sucedida.

Nenhum comentário

Estou há vinte anos à frente de uma empresa, e o que mais escuto de quem quer empreender é: por onde eu começo? Mas, na verdade, a pergunta a se fazer não é exatamente por onde começo, e sim, quais são as características que eu devo ter para poder empreender? Isto é, saber quais competências, habilidades e características naturais você deve ter para adentrar o mundo do empreendedorismo é mais crucial do que apenas saber por onde começar.

Então, vamos lá!

Antes de falar a respeito das 5 características que toda empreendedora deve ter, já adianto que independentemente de qual seja a área em que você atua, há uma regrinha básica para dar o ponta pé inicial no seu negócio que vem antes de qualquer habilidade ou conhecimento que você possa ter: amar o que faz.

Para se lançar em um empreendimento para chamar de seu é preciso amar muito o que faz, essa história de virar empresário só porque é rentável é uma grande armadilha. O que é verdadeiramente rentável é unir suas capacidades pessoais àquilo que você sabe fazer de melhor e faz com amor. Por isso, se você é uma boleira de mão cheia e já trabalha com isso, não faz sentido abrir uma loja de moda feminina só porque “dá dinheiro”. Aposte naquilo que já está habituado a fazer e faz bem feito!

Depois de identificar a sua área de atuação é hora de arregaçar as mangas e partir para a ação levando em consideração os pontos a seguir:

  1. DISPOSIÇÃO

    adult-beautiful-blur-935756

Se você é do tipo de pessoa que só tem disposição na hora da empolgação, alerta vermelho! Muito cuidado, pois empreender requer investimentos e depois de ter investido dinheiro no seu negócio, será preciso correr atrás de clientes, para pagar suas despesas e gerar retorno sobre o valor investido, portanto, certifique-se de que não é só uma ideia passageira, mas que você realmente quer viver do seu novo negócio e não medirá esforços para tanto.

Pessoas que são naturalmente mais preguiçosas, ou não tão dinâmicas, não são indicadas para empreender, pois o nível de exigência física e mental é altíssimo e sem uma boa dose diária de disposição, seu negócio não irá para frente. Fazer “corpo mole” diante dos desafios que surgirão ao longo do caminho é a porta de entrada para se meter em uma enorme bola de neve de pendências e, em muitas das vezes, em dívidas.

Tudo o que tiver para resolver, resolva na hora, se possível, e sem preguiça!

2. DISCIPLINA

daydreaming-desk-girl-6384

Disciplina parece ser uma palavra pouco conhecida entre os brasileiros. Depois de ter morado 10 anos nos EUA, pude perceber que os americanos possuem uma relação bem diferente com a vida que os cerca, eles são extremamente disciplinados e levam suas atividades muito a sério.

Disciplina significa trocar o prazer momentâneo por uma satisfação a longo prazo. Ir dormir mais cedo porque você sabe que amanhã te espera um longo dia de produção é um bom exemplo, situação que vivo até hoje! Além destes pormenores, a disciplina no empreendedorismo vai além das atitudes, está relacionada também ao controle de tudo o que acontece em sua empresa, sobretudo no que diz respeito aos gastos, é necessário ter uma disciplina daquelas na hora de controlar toda a movimentação financeira da sua empresa.

Com relação às suas atitudes, prepare-se para dar um exemplo de disciplina aos seus funcionários, será impossível exigir o comportamento adequado de seus colaboradores se o seu não for exemplar.

3. ORGANIZAÇÃO

adult-black-leather-jacket-business-936127

Organização, não só no seu ambiente físico, mas na divisão do seu tempo, principalmente.

Logo no início da minha trajetória como empreendedora, pude perceber que a organização não seria um item opcional, mas obrigatório. Só da parte administrativa, eu tinha tantos papéis e documentos que tive que organizá-los por pastas, devidamente etiquetadas para não me perder.

A organização de estoque, produção e rendimento é igualmente imprescindível, por isso, sugiro que trabalhe sempre com um planejamento mínimo e cumpra seu cronograma corretamente para não “comer bola”.

4. AUTO-CONFIANÇA

adult-african-afro-1059112

Ainda que você tenha uma torcida inteira contra você, seja sua maior apoiadora (e não espere o apoio dos outros).

Ter capital de investimento, um belo planejamento e uma excelente equipe de nada adiantará se você não confiar em si mesma. Como líder do seu negócio é preciso também passar confiança para os seus colaboradores, portanto, redobre seu emprenho em acreditar em si mesma.

A respeito desse assunto quero indicar um livro que me ajudou bastante e pode te ajudar também:

livro-ouse-crescer-tara-mohr

Compre aqui!

5. BOA COMUNICAÇÃO

adult-american-asian-1061574

Saber se comunicar é uma arte! E não falo só de comunicação com seus clientes, me refiro a comunicação de modo geral.

Uma comunicação inassertiva é uma fonte comum de problemas que poderiam ter sido evitados na maioria das empresas, os famosos mal-entendidos, costumam causar uma confusão danada e ganham proporções, muitas vezes sérias, desencadeando estresse desnecessário e até prejuízos.

Boa comunicação não significa só ser assertiva na hora de transmitir uma mensagem, mas saber falar na entonação correta, sem ser extremamente doce, nem muito rude.

Aqui na parte da comunicação cabe acrescentar um sub-item importantíssimo, mas que nem sempre é levado em consideração:

  • saber dar ordens!

Saber dar ordens é diferente de saber mandar, esta ação é menos ampla, ao passo que aquela abrange saber dividir e direcionar tarefas para os setores corretos, de forma profissional – sem medo e com autoridade, porém sem autoritarismo.

Muitas colegas relatam que têm dificuldade na hora de delegar funções até mesmo dentro de casa, quando necessário, e acabam ficando sobrecarregadas por realizar as tarefas sozinhas. Imagine que o mesmo pode ocorrer em sua empresa, sendo assim, não deixe de se apropriar do seu lugar de liderança e não tenha medo de dizer aos seus parceiros de trabalho o que é necessário.

Marcela Marçal, 46, é CEO da marca Sétima Essência  – Básico, há 30 anos no mercado, um legado passado de mãe para filhas.


md_5a9797d18f418 Siga a Sétima Essência no Instagram.

facebook_47004 Curta a fanpage da Sétima Essência no Facebook.

cart Conheça nossa loja virtual.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s