GOSTA DE CAFÉ? CONFIRA ESSAS 3 RECEITAS QUE VÃO TE DEIXAR COM ÁGUA NA BOCA

Tipos de café, receitas e um tutorial com o “GUIA DO CAFÉ PERFEITO EM CASA”.

Nenhum comentário

beverage-cafe-caffeine-324028

“Eu gosto é de café forte!”. Frase que ouço com bastante frequência de consumidores da bebida. O brasileiro está tão acostumado com o café do dia a dia, aquele coado bem pretinho (pra não dizer carbonizado) e com muito açúcar, que realmente nem se percebe a diferença e qual tipo de café há naquela xícara.

Sabia que a cada três xícaras de café consumido no mundo, uma é feita com café brasileiro?

Apesar do Brasil ser o maior produtor, não é fácil achar os melhores cafés para se beber por aqui. Os cafés GOURMETS e ESPECIAIS, em sua grande maioria, são exportados. Ficando a “sobra” pro brasileiro, aquele tradicional comumente encontrado em gondolas de supermercados. De uns tempos para cá isso está mudando, e cada vez mais os cafés diferenciados estão sendo apreciados aqui dentro do país.

Mas afinal, qual a diferença de um café Gourmet, Superior e Tradicional?

caffeine-coffee-coffee-beans-134577

Vários parâmetros são utilizados para classificar um café quanto ao tipo (ou defeito), tamanho e bebida.

CAFÉS TRADICIONAIS: Feitos com café arábica ou com até 30% de café robusta (menos valorizado por não possuir aromas e sabores de qualidade). Podem apresentar até 20% de grãos com defeitos. Por consequência, não possui notas de sabores e nem aromas.

Normalmente a torra é bem escura para “esconder” os defeitos do grãos.

CAFÉS SUPERIORES: São produtos de boa qualidade, acessíveis aos consumidores que a valorizam. O valor agregado deve ser alto o suficiente para permitir a utilização de matérias-primas superiores. Em sua maioria são feitos com grãos 100% arábica (podendo conter no máximo 15% de café robusta) e no máximo 10% de grãos defeituosos.

CAFÉS GOURMETS: São produtos mais raros e exclusivos, excelentes, que possuem somente atributos de qualidade positivos, características únicas e marcantes e valor agregado muito superior. São compostos exclusivamente de grãos arábica e com origem controlada. Não contém defeitos. A torra normalmente é mais branda e consegue-se apreciar sem adição de açúcar.

Beber um café gourmet, não quer dizer que é um café fraco, quer dizer que não é amargo e nem agressivo ao paladar, por não possuir grãos com defeitos em sua composição.

Os cafés Excelência de Araxá são produzidos com origem controlada na fazenda e com grãos 100% arábica. Temos cafés Superiores e Gourmets produzidos com muito carinho em todo o processo, do pé à xícara.

Apreciar café, assim como o vinho, é uma arte. Agora que você já sabe a diferença, espalhe por ai! Café é tudo diferente! A vida é muito curta para se beber cafés ruins.

Letícia Borges

Engenheira Agrônoma e Diretora Executiva do Café Excelência de Araxá

Repost de https://cafeexcelencia.com.br/blog/cafe-e-tudo-igual-cafe-e-tudo-diferente/

3 RECEITAS DELICIOSAS DE CAFÉ

Confira aqui como preparar um café perfeito em casa.


Todo conteúdo desta matéria foi selecionado por Marcela Marçal, CEO da marca Sétima Essência – Básico, há quase 30 anos no mercado.

Curta a fanpage da Sétima Essência.

Siga a Sétima Essência no Instagram.

Conheça a loja virtual da Sétima Essência.

Baixe aqui o e-book grátis “Tendências outono-inverno 2018”.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s