[EMAGRECIMENTO] PALAVRAS SÃO COMANDOS – TROQUE O “ATÉ HOJE” POR “A PARTIR DE AGORA”

Descubra que o maior vilão do seu desafio de emagrecer não é a comida e prepare-se para uma nova fase no seu processo de emagrecimento.

6 comentários

foto abertura material 1701

Até agora, nunca vou conseguir, é impossível. Você tem falado isso com alguma frequência?

As palavras tem poder, haja visto o princípio da criação, originada pela ordem vocalizada do Todo Poderoso. A história nos conta que no princípio era o nada e Ele disse, ou seja, verbalizou, proferiu palavras, declarou, determinou através da boca que houvesse luz e assim foi feito.

Saiba que você está fazendo a mesma coisa com a sua vida.

Palavras são ferramentas poderosas e criadoras sim, mas também podem ser perigosas, sobretudo porque são armazenadas bem aí no seu centro de emissão e recepção de informação: o cérebro.

Você sabe o que isso significa?

Que a matéria prima do seu pensamento são palavras. E por incrível que pareça, essas palavras que você guarda em forma de pensamentos podem estar totalmente baseadas em experiências que você teve no passado, de modo que se passaram 20 anos, mas o seu cérebro ainda não entendeu isso e continua usando antigas referências para situações presentes ou futuras.

E o que isso tem a ver com emagrecer?

fat 1701

Vamos supor que você, desde pequena, adore doces. Sem perceber adoça demais o café, não passa um dia sem um chocolatinho, faz sobremesa para a família toda semana e sempre tem uma caixa de bis no armário da cozinha. No entanto, em algum momento da sua vida se dá conta de que está acima do peso e isso começa a te incomodar e a partir daí recorre a uma série de vídeos no YouTube e materiais sobre vida saudável e exercícios físicos.

Nesta jornada por emagrecimento você permanece por um ano tentando de tudo um pouco, desde aula de zumba a dieta dunkan e não tem nenhum resultado satisfatório, passado esse um ano sem grandes resultados, somado a um hábito fortalecido pelo tempo de consumir açúcar em excesso você chega a conclusão de que:

  1. Se até hoje não consegui, não vai ser agora que conseguirei.
  2. Eu nunca vou emagrecer, já tentei de tudo.
  3. É impossível para de comer doces, ou ao menos diminuir drasticamente. Já tentei e não consegui.

O fato de você não ter conseguido algo até hoje, em absoluto significa que não conseguirá a partir de agora.

A única evidência que você tem para dizer que não vai conseguir mudar seu corpo a partir de hoje são as suas referências do passado.

REFERÊNCIAS DO PASSADO

pexels-photo-302053

Todos nós temos uma história e automaticamente nosso cérebro utiliza os acontecimentos do passado para fazer uma espécie de cálculo de probabilidade acerca de situações futuras. Esse recurso é vital, literalmente, pois tem como função poupar nossa vida nos protegendo de perigos e situações de risco e pelo fato de estarmos plenamente acostumados a esse processo de tomar o passado como referência para tomar decisões no momento atual,  acabamos por não ter consciência de quando estamos fazendo isso de forma nociva.

Quando estamos diante de uma situação de fracasso recorrente tendemos a acreditar que todo nosso esforço será em vão porque já tentamos outras vezes, mas há algo que caminha na contramão desse raciocínio.

Quanto mais tempo de tentativa em emagrecimento você tem, mais informação e técnica foi acumulada, portanto, a pessoas que estava querendo emagrecer há 2 anos atrás não é a mesma que está há dois anos tentando formas de fazê-lo. Você hoje está mais capacitado do que ontem.

O foco no negativo – não conseguir emagrecer – passa a dominar os seus esforços quando você não se dá conta de que está usando a expressão “até agora” como um bloqueador de atitude.

Se até agora você não conseguiu, com certeza deve ter muitos motivos para conseguir a partir de agora:

sua autoestima;

seu relacionamento;

sua saúde;

seu bem-estar.

Por isso, quero te encorajar a abandonar a expressão limitante “até hoje” e substituir por “a partir de agora”.

Se estiver precisando de uma forcinha a mais nesse processo eu quero dividir com você algo que mudou minha forma de pensar e agir em um momento em que eu estava muito desmotivada e cansada. Foi esse material aqui:

TREINAMENTO ON-LINE INTENSIVO METAMORFOSE 21: PARA ELIMINAR DE VEZ A FALTA DE FOCO, PROCRASTINAÇÃO E PREGUIÇA.

Design sem nome (3)

PARA COMEÇAR O TREINAMENTO, CLIQUE AQUI!

Isso nada mais é do que tirar o foco das referências frustrantes do passado e colocar seus olhos e sua atenção do futuro, independentemente do seu histórico de tentativa e erro.

HÁBITOS MAIORES ALIMENTAM HÁBITOS MENORES

loop do habito

O escritor norte-americano Charles Duhhig, autor do livro O Poder do Hábito, explica que hábitos maiores sustentam hábitos menores.

Por exemplo:

Uma pessoa que quer instalar um hábito de fazer exercícios logo pela manhã passa meses tentando acordar cedo para começar sua rotina na academia, mas não consegue porque possui outros hábitos maiores que comprometem sua tentativa como dormir tarde e consequentemente acordar tarde.

O hábito de fumar para muitas pessoas pode ser um impedimento, cumprindo o papel de um hábito maior, para a prática de atividade física.

O costume de comer pão em excesso e de se alimentar de farináceos e alimentos prontos com frequência pode ser um hábito maior segurando hábitos menores como má alimentação.

Os hábitos são um aspecto importante na hora de avaliar seu passado, digo isso porque muitos hábitos estão na sua vida há longos anos e trabalham unidos a suas más referências retroalimentando seu pessimismo em relação ao futuro, pois muitas vezes esses costumes entram como uma forma de tratar os sintomas do seu desânimo por não conseguir perder peso.

COMECE PELO COMEÇO

pexels-photo-446169

Se você tem intenção de mudar seu corpo, não comece pela geladeira, comece pela sua mente.

Esse é o começo a que me refiro no título acima. Antes de assimilar qualquer rotina de vida saudável e testar um novo endocrinologista procure analisar como andam seus pensamentos em relação a seu processo de emagrecimento.

Se você partiu para uma nova dieta e se matriculou no crossfit lembre-se de alinhar tudo isso a uma crença fortíssima de que ainda que estes não possam ser os melhores métodos para VOCÊ emagrecer, você vai conseguir o que deseja e a cada mês que passa está mais perto de conseguir. Alguns chamam isso de ter fé.

Fé não é só questão de religião. Crer é conceber algo como possível, mesmo com péssimas referências passadas e poucas evidências presentes e isso independe se o seu objeto de crença é um santo de devoção, um partido político ou seu processo de emagrecimento.

NÃO MUDE SEU CORPO, MUDE SUA VIDA

Material 17-01

Emagrecer não se resume a fechar a boca a ir à academia.

Não só o modo como você pensa precisa mudar, mas o que você faz rotineiramente talvez também esteja precisando de mudanças.

Se você é do tipo que se recusa a andar 4 quadras a pé, não se planeja com uma lista na hora de ir ao mercado e deixa para decidir o que comer de última hora, vai ficar difícil cumprir a meta. Tanto quanto puder, seja proativa, planeje sua rotina, se organize, e remodele seu dia-a-dia incluindo prazer no que faz.

Esqueça a velha ideia de que emagrecer é um fardo, dê um novo significado a esse momento da sua vida. Se você está empenhada em melhorar seu condicionamento, dar um up na saúde e entrar naquele vestido especial isso deveria ser motivo de alegria e não de mau humor, portanto, leve com leveza.

Mude por um tempo seus hábitos, aos poucos e de forma constante. Quando perceber que tirar alguns alimentos da sua dispensa está fácil, mantenha a disciplina e passe a outros.

Comece uma rotina de exercícios sem grandes exigências e vá gradativamente aumentando a intensidade. Aproveite as mudanças para se alimentar melhor e conhecer uma infinidade de receitas saudáveis muito gostosas para aproveitar com a família.

E a cada dia declare um novo “a partir de hoje” por sua conta em risco. Acredito muito na determinação das mulheres e tenho certeza de que se desligar do passado e suas experiências que não deram resultado vai te fazer bem.


Marcela Marçal é uma das proprietárias da marca Sétima Essência – Moda Feminina, há 25 anos no mercado. Tem 45 anos e um corpo impecável, que segundo ela é mantido com alimentação saudável, 1 hora diária de exercício físico e muito otimismo.

 

 

6 comentários em “[EMAGRECIMENTO] PALAVRAS SÃO COMANDOS – TROQUE O “ATÉ HOJE” POR “A PARTIR DE AGORA””

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s