SE VOCÊ TEM UM OBJETIVO, TENHA CALMA!

Mais do que força, foco e fé, a calma para caminhar é o que não vai te deixar desanimar no meio do caminho.

um comentário

Mais um ano chega ao fim, e com certeza já deve ter passado pela sua cabeça uma breve retrospectiva do que foi este ano para você, mas mais do que apenas lembrar, muitas vezes esses filmes do passado vêm nos cobrar acerca da academia que pagamos e não fomos, dos propósitos que fizemos e não cumprimos e principalmente dos pequenos e grandes objetivos que não soubemos como administrar no meio de tantas atribuições.

Nos últimos anos temos vivido uma corrida frenética por cargos, posições sociais, poder e sucesso. As páginas das redes sociais não me deixam mentir, as ofertas de como alcançar sua meta, como conquistar o sucesso, como ser promovido e por aí vai, estão fervilhando de orientações:

  • Tenha foco     target
  • Mantenha-se motivado tasks
  • Seja disciplinado
  • Pratique exercícios físicos bicicleta
  • Alimente-se bem healthies
  • Confie em si mesmo

Há uma lista interminável de coisas a fazer e atitudes a ter quando se trata de alavancar sua vida, no entanto, em meio a essa quantidade imensa de pré-requisitos para chegar ao seu alvo, muitas das vezes, tudo o que você consegue é ficar ainda mais ansioso com tantas coisas para pensar e acaba esquecendo do mais importante, o valor número 1, o pré-requisito dos pré-requisitos para chegar a qualquer lugar/objetivo com saúde: MANTENHA A CALMA!

Posso afirmar com tranqüilidade que o que mais me atrapalhou, e as vezes ainda me atrapalha, embora bem menos, foi a falta de calma para realizar tudo o que eu planejava realizar. Guarde isso no seu coração: mais do que foco, disciplina, dinheiro para investir, conhecimento, MBA, mestrado, doutorado, etc. e tal busque estar em paz. Tenha muita calma, planeje com tranqüilidade interior, ainda que assim como eu, você tenha uma vida atribuladíssima, mantenha a calma diante das suas tarefas diárias, não permita que o estresse das contas, que a ansiedade por mais vendas ou que as preocupações familiares venham a causar um cansaço mental que te fará desistir no meio do caminho.

Saia do ciclo de tentativas frustrantes!

Desejo por realizar algo

Entre para o time dos grandes empreendedores, pessoas que tem muito claro a importância de manter a calma em cada pequena atitude.

Imagine se o dono de uma multinacional resolver se estressar por excesso de responsabilidades? Ele nem se levantaria pela manhã!

Não confunda calma com lentidão!turtle

Manter a calma não significa ser lento, deixar tudo para depois e não cumprir com aquilo a que se propôs, pelo contrário, manter a calma prescinde de proatividade somada a uma regra muito simples: faça a coisa certa, na hora certa.

Se você está cheio de planos e metas e acorda ao meio dia, quando metade da população já está indo para o segundo round do expediente, você não está fazendo a coisa certa na hora certa. Perceba que quando você faz qualquer coisa fora do hora certa acaba comprometendo todo o seu dia e as vezes até os próximos dias, por isso, comece a fazer o que tem que ser feito na hora em que se propôs a fazer, mesmo sem vontade.

Quando tiver um objetivo o ideal é que aprenda a colocá-lo na balança junto com suas vontades.

Vamos supor que você quer perder peso e se comprometeu a correr todas as manhãs, mas certa manhã o despertador toca e você começa a buscar desculpas mentais para não cumprir com aquilo que determinou.

Nesse instante, experimente colocar em uma balança. O que é mais importante?

objetivo ou sono

O que é mais importante? Chegar a sua meta ou satisfazer sua vontade? O que tem mais valor para você?

No início da minha caminhada como empreendedora comecei a usar tanto essa balança do objetivo versus minha vontade momentânea, que chegou uma hora que eu já não tinha mais dúvidas de que o meu objetivo era mais valioso do que as minhas vontades e desta forma eu fui aprendendo a ter flexibilidade e a contornar minhas vontades para chegar ao meu destino final.

 Mais do que qualquer qualidade ou dom, mais até do que todas as informações que você tem encontrado acerca da realização do seu objetivo, tenha calma! A ansiedade é o maior vilão de quem está com a cabeça cheia de projetos, é ela que te faz desistir no meio do caminho, que te paralisa, que faz você gastar mais energia do que pode, te deixando doente ou com a resistência baixa.

Se você é agitado por natureza, não caia na mentira de que porque você é assim nunca vai conseguir ser diferente e tocar seus projetos de forma madura e tranqüila. Manter a calma também se aprende, é um exercício diário que estou a anos aprendendo ainda e você vai perceber que quanto mais ansioso e tenso você estiver para chegar ao seu objetivo, mais longe estará dele, por isso bom trabalho e keep calm!

Marcela Marçal é uma mulher que empreende. Casada, mãe de dois meninos, é uma das proprietárias da marca Sétima Essência – Moda Feminina, há 25 anos no mercado, atualmente com lojas físicas na cidade de Santos e um e-commerce que atende clientes no atacado e varejo em todo Brasil.

1 comentário em “SE VOCÊ TEM UM OBJETIVO, TENHA CALMA!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s