O MÉTODO EXATO PARA SE TORNAR PROATIVO

Muitas pessoas, sobretudo mulheres, acreditam que são proativas por exercerem várias funções, mas há uma grande diferença entre ser ativo e ser proativo.

um comentário

DESCUBRA PORQUE FAZER MUITAS COISAS NÃO FAZ DE VOCÊ UMA PESSOA PROATIVA

Há alguns anos se alguém me dissesse que eu não era uma pessoa proativa eu daria uma gargalhada sarcástica, afinal como empreendedora e mãe, no meu entendimento, qualquer mulher que representasse  esses dois papeis estaria obrigada a proatividade. No entanto, chegou as minhas mãos um livro renomado na área do desenvolvimento pessoal que me fez mudar completamente  meu ponto de vista em relação ao tema deste artigo. Eu era uma hiperativa, não uma proativa.

De certa forma sempre me orgulhei por ter adquirido a capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e ter energia de sobra. Acordo cedo, deixo as crianças na escola, vou malhar, logo em seguida corro pra confecção para ajudar na produção, depois volto para dar almoço para as crianças em casa, na parte da tarde o dia segue na loja e por fim ainda tenho os afazeres domésticos e os compromissos sociais.

A sua vida não deve ser muito diferente, talvez você tenha uma rotina distinta da minha, com outras atividades e outra profissão, talvez não tenha filhos, mas acredito que assim como eu, você tenha uma vida agitada e constante em um aspecto: na corrida contra o tempo.

Fora todas as atribuições obrigatórias da nossa rotina – trabalhar, levar as crianças à escola, cuidar da casa – ainda temos que lidar com aqueles pequenos imprevistos que muitas vezes não são tão pequenos assim, e por serem situações não esperadas nos tiram do sério e fazem a gente quebrar a cabeça na hora de encaixar os horários de todas as nossas atividades habituais somadas a surpresas nem sempre agradáveis que surgem no dia-a-dia.

Estes imprevistos podem ser grandes como um carro que quebrou e vai ficar uma semana na oficina, ou pequenos como uma louça na pia que você não estava esperando ter que encarar quando chegou em casa depois de um dia exaustivo de trabalho, o fato é que nem sempre reagimos da melhor forma a fatores surpresa, pois além de termos que lidar com o acontecimento em si, que já é desgastante, acabamos tendo que lidar também com a gestão das nossas reações em relação a estes fatos que não estavam no script. Conhecendo bem este cenário nada agradável, quero te fazer uma pergunta:

como seria se você pudesse evitar 50% destes imprevistos?

É aí que entra a proatividade, um conceito muito falado, mas pouco compreendido.

Ser proativo significa desenvolver a habilidade de antecipar acontecimentos em vez de apenas esperar que eles aconteçam para daí então resolver o que fazer e como lidar, portanto, fazer muitas coisas não faz de você alguém proativo.

A sua vida atualmente pode ser uma mistura de tarefas obrigatórias somadas a reações de fatos que aconteceram e que você poderia ter evitado: um tratamento chato no dentista, um problema de coluna, uma dívida no banco, uma infiltração no seu banheiro e por aí vai.

Pode-se dizer que existem dois tipos de pessoas: reativas e proativas, as reativas não planejam nada, nem se organizam, são extremamente imediatistas e vivem para dar conta do prejuízo  e da falta de atitude de ontem.

Uma vida reativa tende a ser infeliz e complicada.

POR QUE PESSOAS PROATIVAS PROSPERAM?

Antecipar e prevenir é uma das chaves principais não só para quem quer empreender, é igualmente crucial para aqueles que estão em busca de crescimento e prosperidade em qualquer área de suas vidas.

Como você pode se dedicar a um empreendimento ou a um novo projeto de vida se todo o tempo que você tem está sendo usado para consertar ou para resolver problemas do passado que poderiam ter sido evitados? Por isso que proatividade é uma das principais características das pessoas bem-sucedidas, por antever situações e antecipar ações simples, com organização e planejamento prévio, essas pessoas conseguem se dedicar melhor a sua vida profissional e a seus projetos.

Quando conseguimos ter uma antevisão abrimos a possibilidade para planejar com calma tudo aquilo que precisa de atenção, ao passo que quando não agimos desta forma e deixamos tudo acontecer conforme a vida mandar acabamos por nos ver estressados, desgastados e pessimistas e se você está na caminhada do empreendedorismo sugiro que fuja desses estados emocionais o quanto antes fazendo  isso de uma forma muito simples, sendo proativo, isto é, antecipando suas ações.

Não espere acontecer para ter que lidar com os acontecimentos e com as suas reações em relação a estes acontecimentos, comece hoje mesmo a antecipar suas ações e a gerenciar suas emoções, principalmente nas pequenas coisas. Você perceberá que a proatividade faz mágica nas nossas vidas, tudo fica mais leve (principalmente sua consciência) e você passa a ter mais tempo e consequentemente  mais qualidade de vida, porque não vive estressado.

Olhando para a minha história eu pude perceber que eu era muito mais ativa do que proativa, e ação sem antecipação resulta em uma vida reativa, em que vivemos para dar conta daquilo que poderíamos ter evitado, mas porque estávamos ocupados demais, ou cansados demais, optamos por não evitar. De uns anos pra cá tenho exercitado a antecipação em diferentes áreas do meu cotidiano e os resultados tem sido surpreendentes, por isso quero te encorajar a começar hoje mesmo uma transformação na sua realidade de uma forma muito simples, sem ter que gastar nada e usando o que você tem a sua disposição.

1º – ORGANIZE-SE E PLANEJE COM SIMPLICIDADE

Sei quando alguém é proativo pela importância que dá a organização. Quando você preza pela ordem automaticamente  está antecipando uma série de soluções, todos nós sabemos quantos problemas e atrasos nos compromissos diários a desorganização nos traz. Não sabemos onde está aquele documento importante quando precisamos, não temos roupa passada para trabalhar porque nosso guarda-roupas está um caos, vivemos cercados de pequenas coisas para fazer e com o sentimento de que tudo parece confuso.

Se você deseja uma mudança significativa na sua vida através de atitudes inteligentes, comece pela organização das suas coisas e das suas tarefas e a partir daí vá planejando suas ações da forma mais simples possível, nada de cronogramas detalhados, faça um roteiro semanal muito básico do que gostaria de resolver esta semana e parta para a ação.

2º-  PARE DE EVITAR O QUE É DESAGRADÁVEL

Boa parte do que você está vivendo hoje e não gostaria, poderia ter sido evitado e incluído. Digo incluído porque temos o péssimo hábito de excluir aquilo que não queremos lidar, e é justamente nessa área excluída ou super evitada que teremos nossos maiores problemas.

Pense em algo que não gosta e perceba que você pode lidar com isso de duas formas, por livre escolha ou por obrigatoriedade, esta será sempre mais desagradável que aquela. Por exemplo, quando escolhemos ir ao dentista com regularidade, ainda que seja algo de que não gostamos, é bem melhor escolher ir para uma prevenção do que se ver obrigado a lidar com uma dor de dente inesperada no meio de um congresso super importante em que você deveria estar ótima e não está porque evitou e excluiu algo que não gosta, por isso, quanto mais você inclui de forma inteligente, por livre escolha antecipada, mais você evita um problema futuro e mais proativo é.

3º – APRENDA A CONTROLAR SUAS REAÇÕES E NÃO OS FATOS

Se você tem tendência a ser controlador é mais proativo do que a média, mas cuidado com esta armadilha, porque a vida tem vida própria e nem sempre será possível evitar tudo, algumas coisas acontecerão fora do planejado e isso é bom porque neste momento em que as coisas saem do nosso controle podemos exercitar o como vamos lidar, haja visto que este é um fator fundamental que serve de termômetro à nossa maturidade.

A criança é prontamente reativa e quando algo não sai de acordo com seu desejo ela esbraveja, culpa os outros e se coloca no lugar de vítima, na medida em que vamos amadurecendo aprendemos que quando os fatos estão fora de controle o que nos resta é gerenciar nossas reações. Perdemos muito tempo querendo controlar os fatos e acabamos por medir força com a vida, sendo assim, quero te propor uma nova estratégia: seja proativo, isto é, antecipe suas ações, e quando surgir uma situação que não pôde prever gerencie suas reações.

1 comentário em “O MÉTODO EXATO PARA SE TORNAR PROATIVO”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s